O Curso Livre de Cinema (CLC), outra das frentes promovidas pelo Núcleo do Fazimento da Cena, será realizado na APEOESP São Carlos (Rua Dom Pedro II, 852, Gleba I). O objetivo do CLC é proporcionar uma formação completa nas diversas áreas do cinema, combinando teoria e prática e um aprofundamento da compreensão das pessoas estudantes em relação à linguagem audiovisual. O curso será dividido em onze Módulos com carga horária que varia entre 6 horas e 12 horas cada um, perfazendo um total de 120 horas. As inscrições serão abertas ao final de cada mês para os módulos do mês seguinte.

Bolsas de estudo

Serão oferecidas bolsas de auxílio de custo para que as pessoas estudantes possam comparecer às aulas. São duas vagas disponíveis por módulo, com exceção do módulo prático que possui cinco vagas. A bolsa de auxílio é de R$240,00 por módulo, exceto nos módulos Trilha Sonora e Correção de Cor, nos quais a carga horária é menor e a bolsa é de R$120,00. As vagas serão distribuídas de acordo com critérios de inclusão, priorizando pessoas de baixa renda, negras, indígenas e trans. A condição para o recebimento da bolsa é ter 100% de frequência nas aulas.

Inscrições

As inscrições acontecerão no final de todo mês, seguindo nosso calendário acadêmico, para os módulos que serão realizados no mês seguinte, sempre a partir de formulários de inscrição, com link disponibilizado pelas redes sociais do Núcleo do Fazimento da Cena.

Calendário de realização dos módulos

Módulo I – Direção e Linguagem Cinematográfica

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Antonio Fargoni e Marco Escrivão
Data: dias 13, 14 15 e 16 de maio

Módulo II – Técnicas do Roteiro de Cinema

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Viviane Pistache
Data: dias 3, 4, 5 e 6 de junho

Módulo III – Produção Executiva: Demandas, Burocracias e Parcerias

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Letícia Gomes, Andrea Rosas e Renata Jardim
Data: dias 17, 18, 19 e 20 de junho

Módulo IV – Direção de Arte: Cores e Sentimentos

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Ricardo Peres
Data: dias 1, 2, 3 e 4 de julho

Módulo V – Interpretação para Cinema e TV

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Priscila Schmidt
Data: dias 15, 16, 17, 18 de julho

Módulo VI – Captação e Mixagem

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Alexandre Scarpelli
Data: dias 5, 6, 7 e 9 de agosto

Módulo VII – Direção de Fotografia: Luz, Sombra e Iluminação Natural

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Rodrigo Panacci
Data: dias 19, 20, 21 e 22 de agosto

Módulo VIII – Pós-produção: Montagem

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Natalia Belasalma
Data: dias 9, 10, 11 e 12 de setembro

Módulo IX – Trilha Sonora para Cinema

Carga Horária: 6 horas
Orientação: Alexandre Scarpelli
Data: dias 23 e 24 de setembro

Módulo X – Correção de Cor e Renderização

Carga Horária: 6 horas
Orientação: Marco Antônio Pereira
Data: dias 25 e 26 de setembro

Módulo XI – Realização de Curta-metragem

Carga Horária: 12 horas
Orientação: Antonio Fargoni e Marco Escrivao
Data: outubro/novembro

I Fazimento da Cena – Festival de Cinema de São Carlos

Mostra não competitiva, com as produções realizadas ao longo do curso e filmes convidados, além de programação voltada à formação de público.
Durante o festival ocorre também o encerramento dos ciclos de Encontros do Fazimento.
Data: 3, 4, 5 e 6 de dezembro

Docentes

Antonio Fargoni

Antonio Fargoni

Antonio Fargoni é fundador da produtora Araweté Filmes, pesquisador, professor, realizador audiovisual e o idealizador do Cinema Instantâneo, um movimento cinematográfico que pesquisa e difunde modos práticos e socioeducativos de produção pelo interior do Brasil.

Marco Escrivão

Marco Escrivão

Marco Escrivão é professor substituto na UFSCar, fundador da Kaburé Filmes tendo dirigido 6 curtas e um longa e atuado como produtor e assistente de direção em curtas e longas de vários diretores, Adirley Queirós, Thiago B. Mendonça, Priscila Bettim, Renato Coelho, além de organizado debates, cineclubes, formações audiovisuais e programas de rádio.

Viviane Pistache

Viviane Pistache

Viviane Pistache é roteirista, curadora e crítica de cinema. Tem atuação no setor de Desenvolvimento de Roteiros da O2 Filmes, em projetos como o longa “Marighella”, as séries “Manhãs de Setembro” e “Cangaço Novo” e “Pico da Neblina”. Na Globo, atuou como pesquisadora e analista de roteiros de séries e de novelas como “Travessia”, “Terra e Paixão”, “Amor Perfeito”, “Fuzuê” e “Vai na Fé”, entre outros.

Letícia Gomes

Letícia Gomes

Letícia Gomes é produtora e pesquisadora de cinema e audiovisual. Graduada e mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Atua como comunicadora popular e realizadora audiovisual em projeto de extensão “Práticas de extensão rural para agentes populares de agroecologia” e integra a coordenação do Núcleo do Fazimento da Cena.

Andrea Rosas

Andrea Rosas

Andrea Rosas é produtora executiva, diretora. Mestra em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) e Pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais (ECA/USP). Foi
diretora de produção do curta 16mm “Aqui onde Tudo Acaba” (Fundação Catarinense de Cultura), e produtora executiva do média-metragem “Terra de Nazaré” (Rumos Itaú Cultural). Roteirizou e dirigiu diversos curtas-metragens, com destaque para “Depois das loucuras da festa” (FCC), que recebeu o prêmio de melhor curta experimental do “Inflamável – Festival de Curtas em Super 8.

Renata Jardim

Renata Jardim

É produtora executiva e diretora. Advogada, passou a se dedicar à produção executiva em 2012. Desde então produziu 8 longas-metragens, 15 curtas metragens e 2 séries de diretores da nova geração como Thiago B. Mendonça, Pryscila Bettin, Renato Coelho, Adriana Barbosa, Lincoln Péricles, Cleisson Vidal, Marco Escrivão, entre outros, com diversos filmes reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente.

Ricardo Peres

Ricardo Peres

É professor, diretor de arte e diretor. É um dos idealizadores do movimento coletivo Cinema Instantâneo. Formado em Comunicação Visual pela Universidade Belas Artes de São Paulo. Foi professor de Direção, Direção de Arte e Cultura Fílmica no InC – Instituto de Cinema de São Paulo. Como Diretor de Arte, soma mais de vinte filmes, sendo premiado em
diversos festivais de cinema.

Priscila Schmidt

Priscila Schmidt

Priscila Schmidt é atriz, professora de comunicação e preparadora de elenco. Formada pelo Instituto de Artes da Unesp e pelo Teatro Escola Célia Helena, foi professora por 8 anos no Teatro Escola Macunaíma, foi atriz, entre outras atuações, da premiada peça “Uma jornada para João e Maria”, e preparadora de elenco em longas, curtas e publicidades.

Alexandre Scarpelli

Alexandre Scarpelli

Alexandre Scarpelli é professor substituto no curso de Imagem e Som da UFSCar, atua como compositor de trilhas musicais e em outras atividades da área do desenho de som e da mixagem tendo realizado no currículo filmes como O Grande Hotel, de Paulo Murilo Fonseca, Memórias da Resistência de Marco Escrivão, Jovens Infelizes, de Thiago Mendonça, e Procura-se Irenice de Marco Escrivão e Thiago Mendonça, realizado para a ESPN Brasil e vencedor do Júri Popular do Festival de Cinema de Brasília em 2016.

Rodrigo Panacci

Rodrigo Panacci

Rodrigo Panacci é diretor de fotografia com mais de 12 anos no mercado de audiovisual, premiado com o longa “Cidade dos Abismos” pelo Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero e pelo Festival Satyricine Bijou. Formado em Direção de Fotografia na Escuela de Cine y Televisión Septima Ars, em Madrid, Espanha.

Natália Belasalma

Natália Belasalma

Natália Belaslma é montadora, realizadora e pesquisadora de cinema e audiovisual desde 2011.
Dentre os trabalhos mais recentes, destacam-se a direção e a montagem do curta-metragem “Cabeça de Vento”, e a criação e projeção audiovisual da ópera Café, realizada pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Diran Serafim

Diran Serafim

Diran Serafim é formado em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da USP e atuou como diretor de fotografia e colorista em curtas e longas-metragens, com exibições em festivais como o Festival Latino-Americano de São Paulo e a Mostra de Cinema de Tiradentes. Ele trabalhou em projetos premiados e foi indicado ao prêmio ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), na categoria revelação de fotografia, em 2016. Atualmente, reside em São Paulo e trabalha como colorista freelancer, colaborando em produções para plataformas como Globoplay, Netflix e Paramount. Além disso, Diran desenvolve seu primeiro curta-metragem como diretor e publicou duas zines fotográficas em 2024.