Proposta
Os Encontros do Fazimento é uma ação voltada para a formação de pensamento crítico, de repertório e troca de referências sobre temas sociais e históricos atravessados pelo cinema. Os Encontros dividem-se em uma série de oito encontros temáticos, pautando a questão cultural em São Carlos e no interior de São Paulo, que funcionarão como espaços de diálogo abertos ao público geral e também como eixo central para orientar as formações práticas propostas pelos Módulos de Formação Técnica oferecidos a partir de maio de 2024 pelo Núcleo do Fazimento da Cena no Curso Livre de Cinema.
Cronograma
10/05 – Cosmologia Dessana
com Carmem Lúcia da Silva Menezes e Judimar Sarmento Fernandes
13/06 – Formação de Escolas de Cinema no Brasil
com Letícia Gomes
11/07 – A Cidade em Cena: Tragédia Grega
com Fernando Brandão
29/08 – Audiovisual e Políticas Públicas na Cidade
com Fernando Calzavara
19/09 – Comportamento Digital & Responsabilidade Civil
com Cindia Moraca
17/10 – Arte Cênica & Cotidiano Universitário
com Nuno Manoel M. dos Santos
21/11 – Da Senzala Para Onde?
com Joana D’arc de Oliveira
5/12 – Eita que Tem Nó na Cana
vários convidados.
Mediação e convidados
Moderação:
Hélvio Mori de Jesus é professor de Arte e Filosofia. Foi gestor na Casa da Cultura de Araraquara, Prefeitura Rincão, Funarte e do Centro de Referência da Dança de São Paulo. Foi vice-presidente da Cooperativa Paulista de Dança e membro fundador em diversas cooperativas artísticas e educacionais. Atuou, ainda, com a formação de cineclubes em diferentes contextos, como assentamentos rurais, associações de bairro, escolas, centros de cultura, sindicatos e outros.
Convidados:
Carmem Lúcia da Silva Menezes, da etnia Tukano do Amazonas, é estudante do curso de Pedagogia na UFSCar.
Judimar Sarmento Fernandes (Juka), da etnia Dessana do Amazonas, é estudante do curso de Ciências sociais na UFSCar.
Letícia Gomes é produtora e pesquisadora de cinema. É graduada e mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Atua como comunicadora popular e realizadora audiovisual em projeto de extensão realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural da UFSCar e integra a coordenação do Núcleo do Fazimento da Cena.
Fernando Brandão possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela USP. Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNESP, Campus de Araraquara (FCLAr). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando nos temas: tragédia grega, Sófocles e Eurípides, poesia dramática, teatro e leitura dramatizada de textos clássicos.
Fernando Calzavara possui graduação em Psicologia e é Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (2016). Tem experiência de atuação na área clínica com especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP (2004). Atuou junto a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) na Divisão de Políticas de Atendimento a Idosos e Pessoas com Deficiência e na Divisão de políticas e Atendimento a População em Situação de rua.
Cindia Moraca é advogada civilista e familiarista, pesquisadora e palestrante de Comportamento e Reputação Digital, palestrante voluntária da OAB vai à escola, Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OABSP Jabaquara gestão 2022-2024.
Nuno Manoel M. dos Santos é Livre-Docência em Direito pela Universidade de São Paulo (2009) na área de Teoria e Filosofia do Direito, com Estágios Doutorais junto à Faculdade de Direito de Coimbra e à Faculdade de Letras/Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Bolsa CAPES), e Pós-Doutorados junto à UFMG (Filosofia Antiga, FAFICH, 2011), e à Universidade de Munique (Teoria do Direito, 2013, Bolsa CAPES).
Joana D’arc de Oliveira é pós-doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no IAU-USP e autora do Livro ?Da Senzala para onde? Negros e negras no Pós-Abolição em São CarlosSP (1880-1910)? publicado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos em 2018 e finalista no Prêmio Anparq 2020. Integra a Rede de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo Afro-diaspóricos (UFBA).