Proposta
Os Territórios de Cultura são espaços de formação realizados em escolas, comunidades e movimentos sociais, visando descentralizar a atuação do Núcleo do Fazimento da Cena. Busca, portanto, uma aproximação e um primeiro olhar destes espaços para o fazimento audiovisual de uma maneira dialógica para uma construção conjunta das dinâmicas. Neste ano de 2024, as ações serão realizadas na Escola Estadual Esterina Placco e no Centro de Formação do Assentamento Santa Helena, no formato de oficinas de audiovisual, com carga horária total de 32 horas em cada território.
Ciclo de formações na Escola Estadual Esterina Placco
Durante o 1° Semestre de 2024, a partir de conversas com professores e corpo diretivo, estamos realizando uma atuação continuada na Escola Estadual Esterina Placco, através de encontros semanais com duração de 2 horas, às terças-feiras, das 14h às 16h. Nesses encontros, têm sido desenvolvidas atividades voltadas à reflexão teórica e ação prática, estimulando a compreensão de noções gerais do cinema e do audiovisual, como elaboração de roteiro, linguagem cinematográfica, operação de câmera, enquadramento, uso do som, direção de arte e atuação, procurando desenvolver, durante as atividades, projetos para realizações de filmes documentários ou ficcionais. Os estudantes que participarem de 70% das atividades, receberão certificado do Núcleo de Estudos e Fazimento da Cena.
Ciclo de formações no Assentamento Santa Helena
Outro território de ação continuada será no Assentamento Santa Helena, localizado na área rural do município de São Carlos. Neste território, serão promovidas formações no campo do cinema e do audiovisual ao longo do 2° semestre de 2024, direcionadas à juventude camponesa do assentamento. A proposta engloba encontros periódicos, perfazendo um total de 32 horas de trabalho, divididos em dois momentos: tempo escola e tempo comunidade. No tempo escola, ocorrerão encontros voltados ao debate da linguagem cinematográfica e audiovisual e de suas ferramentas. No tempo comunidade, serão realizadas atividades práticas, mobilizando a ação destes jovens em seu território, através da elaboração de projetos para realização de conteúdos audiovisuais, filmes documentários ou ficcionais.